Blog

O que é e como funciona uma Software House?

Image

Diante momentos de crise precisamos reinvetar nossa forma de gerir nossos negócios. Para ser possível criar ou expandir uma empresa com qualidade e excelência é extremamente importante que seja automatizado diversos processos, ou seja, que seja implantado um ou mais softwares para gerir e ter o controle da empresa.

 

Para isso surgem as "Software House", em português traduzido literalmente como "Casa de Software", ou seja, um local onde é especializado em desenvolver softwares personalizados sob demanda. Neste artigo iremos explicar tudo que você precisa saber sobre uma Software House.

 

O que é uma Software House

São empresas especializadas em desenvolver softwares que irão ajudar a criar, gerir ou expandir sua empresa. Ao desenvolver um software, são responsáveis por realizar todo o planejamento, o desenvolvimento e/ou a comercialização deste software. Estes softwares podem ser um Website, um Aplicativo, um Software de Gestão ou qualquer Software que resolva algum problema específico para a sua empresa, geralmente atendendo de forma personalizada e sob demanda.

 

Existem algumas empresa que trabalham apenas com o desenvolvimento de Aplicativos, outras somente com o desenvolvimento de Websites. Estas empresa não são consideradas Software House, pois desenvolvem apenas uma forma de solução com tecnologia. Já uma Software House desenvolve todo e qualquer tipo de solução utilizando tecnologia.

 

Etapas de desenvolvimento de Softwares 

Para desenvolver um software é necessário obedecer algumas etapas. Sem essas etapas bem executadas, diversos problemas podem surgir no decorrer ou posteriormente a entrega deste software. Abaixo iremos listar as principais e mais importantes etapas em um processo de desenvolvimento de software:

 

  1. Análise e especificação de requisitos:
    Inicialmente é extremamente importante que seja listados todos problemas que sua empresa ou negócio estão enfrentando. Com esses problemas listados é feito uma análise se um software poderia resolver este(s) problema(s). Chegando a conclusão que um Software pode ser útil, então é necessário que seja listado todas as funcionalidades que irão ser desenvolvidos, ou seja, tudo o que deve e o que não deve conter no Software;
  2. Estrutura do projeto:
    Sabendo que um software poderá auxiliar na solução do problema encontrado e feito a listagem de funcionalidades, agora é hora de organizar a estrutura que o software terá, desde a escolha da linguagem de programação, Banco de Dados, servidor, telas do sistema, se será ou não utilizado APIs de integração e quais serão utilizadas, quais pessoas na equipe irão trabalhar neste projeto e uma das coisas que é de extrema importancia: listar as tarefas que serão executadas no desenvolvimento de cada funcionalidade do projeto;
  3. Desenvolvimento: Sabendo e tendo toda a estrutura organizada, agora é hora de colocar as mãos na massa! É hora dos programadores selecionarem as tarefas e executar todas até a finalização e entrega do Software.

 

Principais dificuldades de uma Software House 

As dificuldades para uma Software House começa na análise do problema para entender o que e de que forma será desenvolvido o projeto. Algumas ideias de softwares ainda não são possíveis pois ainda não existe tecnologia suficiente para desenvolver a solução, como por exemplo desenvolver um software que ao clicar em uma pizza no seu celular seja exalado o cheiro desta pizza.

 

A tecnologia está em um avanço muito rápido, logo celulares terão esta funcionalidade então será possível desenvolver este tipo de solução, porém este é uma das dificuldades que os programadores de uma Software House enfrentam, que é se atualizar diante tantas mudanças de tecnologias. Frequentemente devem estudar todas as mudanças que as tecnologias vem sofrendo no decorrer do tempo e se adaptando a essas mudanças. 

 

Outra dificuldade é após a entrega deste software! É necessário ter uma equipe de prestação de suporte para as pessoas que irão utilizar este software, pois quando uma tecnologia sofre alguma alteração ou atualização brusca, este software desenvolvido pode parar de funcionar ou não mostrar as informações corretas. Um exemplo muito comum desses tipos de problemas é quando um servidor sofre uma atualização e o aplicativo ou sistema para de funcionar ou até mesmo quando você atualiza o seu navegador (browser) e o seu Website começa a aprensentar "deformações" nas informações. Provavelmente você já deve ter vivenciado alguns desses problemas com um software.

 

O que achou das dificuldades e soluções que uma software house pode trazer para a sua empresa? Caso você tenha interesse em adiquiri um software, seja um Website, um Aplicativo ou até mesmo um Sistema de Gestão para a sua empresa ou negócio, chama a gente aqui que iremos te ajudar!



© Copyright 2022, Todos os direitos reservados.

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar, você autoriza nosso site a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies