Blog

Saiba tudo sobre Google Meu Negócio (Google My Business)

Image

Google My Busines ou em português Google Meu Negócio é uma plataforma muito interassante caso você queira se posicionar na internet! Pra ser sincero é uma das primeiras coisas e uma das mais básicas que você pode fazer para a sua empresa!

 

Neste texto iremos te mostrar tudo que você precisa saber sobre como divulgar seu negócio através do Google Meu Negócio.

 

Você já deve conhecer a Google né? Quando você está procurando por algo na internet, por exemplo "pizzaria", você vai até o Google e pesquisa e então irá aparecer diversas opções para você. Porém nem todas as pizzarias irão aparecer! Irão aparecer apenas as pizzarias que estiverem cadastradas no Google e com mais relevância.

 

Assim é também as pessoas que estão procurando o seu negócio. Se a sua empresa não estiver cadastrada no Google Meu Negócio ficará muito difícil das pessoas te encontrarem.

 

 

O que é Google Meu Negócio?

 

O Google Meu Negócio nada mais é que uma ferramenta que a gigante mundial de busca na internet disponibilizou para todas as empresas se divulgarem de forma gratuita.

 

Ela serve para facilitar os consumidores da Google a encontrar de forma mais rápida e fácil a empresa que estão procurando.

 

De acordo com a própria Google, os consumidores têm 69% mais chances de encontrar empresas que estão cadastradas no Google Meu Negócio. Além disso, os perfis que estão cadastrados de forma completa e profissional no Google Meu Negócio tem chance muito grande de serem rankeadas por primeiro nas buscas.

 

 

Como funciona esta ferramenta?

 

A ferramenta é muito simples de ser utilizada. Inicialmente você precisará entrar no site da ferramenta, fazer o login ou criar uma nova conta caso necessário e ir preenchendo todas as informações que a ferramenta vai solicitando.

 

A ferramenta, na data desta publicação (01/2022) está exigindo a verificação do cadastro da empresa. Para isso você irá receber no seu endereço cadastrado uma carta com um código que deverá ser inserido na ferramenta para validação. Essa carta pode levar até 12 dias para chegar. Após isso todas as funcionalidades estarão disponíveis para você.

 

Nesta ferramenta você irá poder cadastrar diversas informações da sua empresa. Como por exemplo: Informações de horário de atendimento, localização, telefone para contato, fotos, produtos, serviços, postagens de eventos ou novidades, ver avaliações dos clientes, mensagens e também diversas estatísticas.

 

Mantenha seu perfil sempre atualizado

 

Essa pode ser uma dica óbvia, mas como temos muitas tarefas no dia-a-dia esquecemos de atualizar muitas coisas. Anote em seu calendário para 1 a 2 vezes por semana analisar seu perfil e atualizar as informações, responder mensagens e criar postagens.

 

Imagine você, se ao buscar uma empresa no Google, você ligar para essa empresa e o número de telefone está errado, os horários de atendimento não são mais os mesmos ou até mesmo a localização está errada. Por isso é muito importante deixar sempre atualizado!

 

Isso significa que se eu não tiver minha empresa cadastrada no Google Meu Negócio então minha empresa não irá aparecer nas buscas? Não é bem assim. Caso você tenha um site, blog, redes sociais ou sua empresa esteja em algum outro site bem rankeado, então poderá aparecer sim. Porém as chances são muito baixas.

 

 

Mantenha a interatividade com os clientes

 

Uma das principais vantagens do Google Meu Negócio, quiçá a principal, é a oportunidade de receber e responder avaliações dos seus clientes. Por isso sempre que algum cliente comprar de você, estimule a deixar um comentário e uma avaliação positiva no seu perfil.

 

Caso você receba uma avaliação negativa, não deixe de responder também! Se possível solucione o problema relatado de forma imediata. As pessoas analisam não somente as avaliações positivas, mas também as negativas e se a empresa se importa e resolve os problemas.

 

Outro ponto muito importante é que através de avaliações você consegue medir se o seu negócio está indo bem ou se tem coisas a melhorar.

 

 

Google Postagens

 

Através da ferramenta do Google Meu negócio é possível publicar postagens. Da mesma forma que outras redes sociais como Instagram e Facebook por exemplo.

 

Você consegue cadastrar textos, imagens e vídeos para Ofertas, Novidades e Eventos que sua empresa irá participar ou realizar.

 

Essas postagens irão ficar disponíveis na busca por apenas 7 dias. Após isso irá ficar oculto em uma lista de postagens que a qualquer momento o seu cliente poderá visualizar também. Por isso é muito interessante manter uma regularidade de postagens semanais para aumentar a interatividade com seus clientes, da mesma forma que é feita nas redes sociais.

 

 

 

Uma das formas de conseguir aumentar ainda mais a visibilidade da sua empresa é utilizar uma estratégia de marketing com diversas plataformas juntamente com o Google Meu Negócio. Caso você gostaria de uma consultoria para ajustar a estratrégia perfeita para o seu negócio, entre em contato conosco que iremos te ajudar!



© Copyright 2022, Todos os direitos reservados.

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar, você autoriza nosso site a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Cookies